Re: Dual Core no Linux

Apenas para complementar ;

* Felipe Augusto van de Wiel (faw) (faw@funlabs.org) wrote:

>  Como dito, o cat /proc/cpuinfo pode mostrar quantos núcleos foram
> detectados, se realmente usa os dois vale o que eu disse acima, tem
> aplicações que inclusive não funcionam direito em máquinas que têm
> dois processadores (ou em máquinas com dois núcleos com comportamento
> similar a bi-processamento).

O que ocorre com estes novos processadores que emulam bi-processamento é
o gerenciamento de processos, em que o processo principal fica a cargo
do processador, e os processos filhos ficam por conta do co-processador
emulado pelo principal. Isso é diferente do bi{poli}processamento.

Outro detalhe: desktop não é lugar de poliprocessamento, portanto
dificilmente você encontrará uma aplicação para desktop que faça uso de
dois ou mais processadores. Já o processamento de duplo núcleo ajuda e
muito o desktop, por causa da melhoria no gerenciamneto dos processos e
suas threads. Se você entende de desenvolvimento de sistemas, pode
recompilar seus programas para desktop habilitando o pipelinning nos que
assim permitir. Isso desafogará o processador das tarefas de segundo
plano e não as deixará no limbo se o processador emulado cuidar delas --
o que ainda não vi funcionando para afirmar que houve ou não ganho.

Estou neste momento ao lado de um servidor com 8 processadores com
windows 2003 server, e ao lado dele um outro com 4 processadores com
red hat enterprise server. Como são servidores rodando produtos de
servidores - aplicação web com banco de dados, é possível verificar
carga de procesamento com os produtos específicos. Mas num desktop
você pdoe verificar com um top, ou com o programa gerenciador de
serviços gráfico como o gnome-system-monitor ou outro de sua preferência.
Com eles é possível ver as threads e a carga do processador principal de
do emulado.

[]'s
--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites