Re: Particionando o HD

Olá Rúben.

Tudo o que eu disse, levava em consideração uma máquina desktop que será usada em casa.

Ainda mantenho a opinião sobre o swap, isso depende de cada um, principalmente quando se tem Gbs sobrando.

Eu costumava usar uma máquina Debian Sarge como desktop, com 1 Gb de Ram e 2 no swap, e por diversas vezes esgotei a Ram apenas navegando no Firefox pelo portal Viva o Linux, principalmente se usar a dupla KDE/Gnome.

O Windows é tão dependente de Ram / Memória Virtual quanto um viciado de crack. A própria Microsoft não recomenda que se desabilite a Memória virtual... agora se você usa o Windows no trabalho, está longe de esgotar a Ram de 2 Gb.

Eu fiquei chocado com você usar 80 Gb no home, puxa !!! Você baixa tranqueira pra caramba, hein... eheheheh.

Quanto à partição raiz do Linux, a menor que crio hoje é de 10 Gb e olhe lá... só para o modo texto hoje eu uso 7Gb, imagine com parte gráfica junto. E eu não instalo o S.O. inteiro, não. O Disco 1 do Debian é 4.5 Gb em DVD, são 3 ao todo.

Se ele estivesse falando de um Servidor, aí sim eu concordo em separar os diretórios /var, /tmp, /var/www por questões de segurança. Mas em sendo um desktop, não vejo a menor necessidade de jogar espaço fora com o /var e com o /tmp.

Mas isso varia de gosto, e não há um consenso com relação à tamanho ou quantidade de partições.

Claro que técnicamente falando, se o HD estiver quebrado em 3 ou 4 partições, ele tende a dar menos problemas mecânicos.

Abraços,

Sérgio.