Re: Particionando o HD

Sérgio Pinheiro escreveu:
Quando se trata de desktop, não importa quanto de RAM você instale... 1 Gb, 2 Gb, 3Gb sempre você acabará usando tudo o que tem e vai precisar do swap.

Hã??
Um Desktop usando 2Gb de RAM? Nem convertendo filmes + navegando com o Firefox usando 20 abas + OpenOffice.Org + Gimp (tudo isso sendo executado ao mesmo tempo) você chagará próximo de usar 2Gb de RAM.

Eu uso o meu laptop o dia todo e ele nunca passou de 900Mb de RAM (isso porque só de cache há uns 350Mb).

A recomendação básica para o swap, que eu me lembre, sendo foi o dobro da RAM instalada... se vai usar ou não é outra coisa.

A regra básica é: Destina-se o necessário.
Essa regra de destinar o dobro de swap referente a quantidade de RAM instalada é infundada.

Se você possui 64Mb de RAM e deixar somente 128Mb de Swap, o seu sistema travará ao longo do dia.

Se você possui 1Gb de RAM, raramente um usuário "comum" usará essa quantidade toda, portanto a Swap nem será utilizada.

Como diria um velho ditado: Uma mentira é dita tantas vezes que acaba virando verdade :-)

Como o HD dele é grande, e será usada como desktop, ou seja parte gráfica, eu deixaria assim mesmo... mas se quiser deixar com 1 Gb tudo bem também. Agora 512 Mb para swap, não mesmo. Isso é apenas uma opinião.

Se você quiser deixar 4Gb de Swap não há problema. O único incoveniente é que você alocou esse espaço todo para NUNCA utiliza-lo. Perdeu 4Gb :-)

Para o Windows, eu acho pouco 20 Gb para a partição principal, claro que depende do uso que se fará do Windows.

Sim, depende de como ele utilizará o sistema.
Mas uma instalação do Windows + Office + Programas essenciais não ocupará mais do que uns 5Gb.

Porém, um único jogo como o MS Fligh Simulator X ocupará 15Gb :-)

Eu deixaria 40 Gb só para o Windows e mais 40 Gb para Arquivos Windows. Devo lembrar que qualquer programa que se instalar no Windows, vai para a famigerada pasta "C:\Arquivos de programas".

O Windows permite criar uma partição diferente para o diretório "Arquivos de Programas"?

Vamos falar da partição raiz do Linux - eu deixaria no mínimo 20 Gb para desktops. O ideal seria de 30 Gb.

A instalação de um Desktop *COMPLETO* do Debian Etch (usando KDE) não ultrapassa 4Gb.

Por que 80 Gb para o home ? Você terá muitos usuários ? E num sistemna desktop, por que separar o "/home" do "/"?

Se ele tiver problemas no sistema operacional, a partição HOME não ficará afetada.

Pode-se inclusive trocar de distribuição e a HOME será preservada.
A anos eu uso o meu diretório HOME, que já foi usado no OpenSuSE e no Debian.

A partição HOME deve ter um tamanho considerável pois TODOS os documentos do usuário ficarão lá. Filmes, MP3, Documentos, etc.

Att,
Renato