Re: Particionando o HD

Em 18/09/07, Sérgio Pinheiro <sergiopshb@yahoo.com.br> escreveu:

O tamanho do swap depende muito do uso que a máquina terá.

Quando se trata de desktop, não importa quanto de RAM você instale... 1 Gb,
2 Gb, 3Gb sempre você acabará usando tudo o que tem e vai precisar do swap.

A recomendação básica para o swap, que eu me lembre, sendo foi o dobro da
RAM instalada... se vai usar ou não é outra coisa.

Como o HD dele é grande, e será usada como desktop, ou seja parte gráfica,
eu deixaria assim mesmo... mas se quiser deixar com 1 Gb tudo bem também.
Agora 512 Mb para swap, não mesmo. Isso é apenas uma opinião.

Devemos levar em conta o tamanho do HD, que é de 320 Gb.

Para o Windows, eu acho pouco 20 Gb para a partição principal, claro que
depende do uso que se fará do Windows.

Eu deixaria 40 Gb só para o Windows e mais 40 Gb para Arquivos Windows. Devo
lembrar que qualquer programa que se instalar no Windows, vai para a
famigerada pasta "C:\Arquivos de programas".

Você terá que repensar os 140 Gb para "partição compartilhada"
Linux/Windows.

Por padrão, o Debian não escreve no NTFS (pelo menos até o Sarge, não),
talvez precise recompilar o Kernel. Para usar Fat32, esbarra-se na limitação
de tamanho do FAT32 que eu acho ser de 32 GB no XP (eu não tenho certeza).

Vamos falar da partição raiz do Linux - eu deixaria no mínimo 20 Gb para
desktops. O ideal seria de 30 Gb.

Por que 80 Gb para o home ? Você terá muitos usuários ? E num sistemna
desktop, por que separar o "/home" do "/" ? Normalmente cria-se uma partição
separada para o home, em caso de servidores samba, pois o sistema pode ser
atacado, pifar, sei lá... então os dados dos usuários estariam salvos numa
outra partição, caso o sistema tenha que ser formatado e reinstalado.

A partição "/usr" cai no mesmo caso do "/home"... por que separá-lo do "/" ?
A partição "/usr" ao contrário do que parece ser, não é "programas do
usuário", são programas que não pertecem ao sistema operacional, em tese é
claro, mas não do usuário. O diretório do "usuário" é "/usr/local". Embora o
Debian Team não recomende instalar programas lá.

Se fosse para separar, eu separaria somente o "/usr/local/src" com digamos,
10 a 15 Gb... isso porque é lá que ficam os programas que você mesmo
compila.

Lembrando a todos que essa é uma opinião pessoal e particular (sem ser
redundante).

Será que eu ajudei ou botei mais dúvidas ?

Abraços,

Sérgio.