melhor estratégia para compartilhar espaço em disco

Eu cuido de  um pequeno cluster de 18 computadores rodando Debian
Etch/Lenny. Tenho cerca de 15 usuários neste grupo. Cada máquina tem
um HD, mas o home dos usuários fica em um servidor NIS/NFS. Para
utilizar o espaço ocioso em cada HD, eu criei uma área local onde os
usuários podem criar pastas e guardar arquivos temporários ou que não
precisam ficar em uma área comum. Para simplificar a vida, eu fiz cada
máquina ser um servidor NFS e exportar a área local. Eu queria tornar
isto mais eficiente, vejam

NFS: fácil instalar, mas para cada máquina nova, eu tenho que ir a
cada uma das outras e colocar a instrução para a montagem do volume

Samba: o serviço descobre as áreas disponíveis, mas eu preciso criar
os usuários além do NIS.

Em resumo: eu preciso ou de um programa que verifique os volumes
disponíveis e os monte (eu monto com o autofs, sob demanda do
usuário), ou um que sincronize usuários e senhas do Samba e NIS (o
LDAP faz, mas eu tenho que mudar a estrutura apenas para 15 usuários)>

Alguém tem uma sugestão melhor - não vale apelar para avançados
filesystems que eu tenha que reformatar e reinstalar os 18
computadores :)

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física