Firewall

Em 06/09/07, Maximiliano Dornelles <maxdornelles@hotmail.com> escreveu:
Comunidade,
Bom dia!

Gostaria de ter a opnião sobre o assunto firewall...hj tenho alguns clientes que utilizam um firewall baseado em linux com uma customização para ser acessada via browser...mas o que acontece que todo ano tem q pagar licença.

Não sou nenhum novato em linux mas não tenho experiência em fazer firewall na mão... estive fazendo algumas pesquisas e ouvi falar em dois, sendo: IPCOP e uma interface gráfica fwbuilder.

Hj rodo neste firewall: firewall / proxy (autenticado) / VPN (PPTP) / Redundância de link.

No aguardo de alguma opnião.

Maximiliano

Uma opinião pessoal.

Se o servidor for de Firewall, esqueça a idéia, apague da memória, a possibilidade de rodar um ambiente gráfico.

Firewall tem que rodar o MÍNIMO possível de programas, e uma interface gráfica não cai bem em uma solução firewall. Não estamos falando de Windows, e sim de Linux, rs.

Um Hardering nessa máquina cairia bem também, sem contar tantas outras formas de proteger o sistema que devem ser considerados.

E, pra firewall: IPTABLES.

Abraços

--
Anderson Kaiser