Re: Win98 + Samba, maquinas não logam no dominio [RESOLVIDO]

Edmundo...

Sim, eu tinha configurado as estações para utilizar WINS e apontei pro end. do servidor..

Bah, eu fui lá, removi o bind inteiro, instalei denovo, e funcionou  o nslookup, e consequentemente, funcionou as maquinas no dominio.
E, como vc tinha falado anteriormente, sim, a linha domain logons tem importancia vital. Refiz o server no vmware lá em casa, e fiquei brincando com as opções, e eu coloquei o domain logons como no, e não logava o win98, tambem coloquei sem resolução WINS, e não ia nem por decreto.

Edmundo, brigadão mesmo pela ajuda!

Abraços

-Temp

Em 27/08/07, Edmundo Valle Neto <edmundo.valle@terra.com.br> escreveu:
Thunderblade Tempestis escreveu:
> bem, descobri um possivel motivo pras minhas maquinas não autenticarem
> no dominio....
>
> acho que elas não conseguem resolver o nome do servidor....
>
> tipo, se eu der ping nomedoservidor, pinga normal

OK, a resolução de nomes de hosts (utilizada pelo ping, por exemplo)
utiliza mais de uma fonte.

> se eu der um nslookup nomedoservidor, ele não acha

Não quer dizer muita coisa, nslookup procura em um servidor de DNS,
depende de como a resolução de nomes da sua rede está configurada.

> o curioso eh que o proprio debian não tah fazendo isso
>
> jah coloquei o resolv.conf pra utilizar 127.0.0.1 <http://127.0.0.1>
> pra resolver dns, e jah tentei colocar o endereço da eth0, mas mesmo
> assim ele naum resolve o nome....

E você tem um servidor de DNS neste endereço configurado para resolver
os endereços dos computadores que você quer?

> alguem tem alguma ideia????

(...)

Várias.

É sempre recomendado que a resolução de nomes de uma rede funcione e
pode inclusive ser configurado um DNS interno que resolve só um
subdomínio criado para essa rede e repassar o resto para a internet. Sem
isso realmente às vezes pode fazer a rede ter um comportamento bem estranho.

Porém a resolução de nomes nas redes windows não utilizam exatamente
DNS, utilizam o protocolo NetBIOS, onde a resolução é feita por
broadcast ou através de um servidor WINS (algumas configurações
utilizando o AD podem utilizar somente DNS, mas nesse contexto não vem
ao caso). As máquinas não só procuram o IP através do nome do host como
também procuram um host que desempenhe um papel específico (de
controlador ou "browser"), pra isso que servem as configurações "...
master =" e "os level" no smb.conf.

Resumindo, os sistemas da microsoft tem ferramentas especificas para
testar a resolucao de nomes NetBIOS e verificar os papéis dos
servidores. Assim como facilita bastante a utilização de um servidor
WINS (que funciona como um servidor de DNS para NetBIOS), você colocou
em um e-mail anterior que configurou o smb.conf com a opção "wins
support = yes" mas você configurou os clientes para utilizarem esse
servidor WINS?

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto