Webapps no Tomcat5.5 no Lenny

Olá senhores,

Acredito que seja uma dúvida besta, porém besta e meu conhecimento sobre
o assunto...

Tenho que instalar um sistema em java na minha máquina. Para rodá-lo,
necessito do tomcat. Infelizmente, nao entendo quase nada sobre as
hierarquias desta aplicação, se posso chamar de aplicação... :o), java e
coisas a fim. Estou tentado aprender um pouco...

Baixando diretamente da rede, o tomcat cria tudo em apenas um diretório
principal. No caso dos pacotes do Debian, temos 3 pacotes: tomcat5.5,
tomcat5.5-admin e tomcat5.5-webapps, instalados via apt-get. Criou-se 2
diretórios: /usr/share/tomcat5.5/ e /usr/share/tomcat5.5-webapps/
Levantado o serviço, o servidor funciona normalmente na porta 8180.

Para instalar o sistema pretendido, preciso extrair os pacotes para
dentro do diretório do tomcat: /usr/share/tomcat5.5/. Em relação ao
subdiretório *webapps*, onde devo extrair meus .war não existe um
*/usr/share/tomcat5.5/webapps*, e sim
um /usr/share/tomcat5.5/server/webapps (para admin, host-manager e
manager). O *webapps*, encontra-se em /usr/share/tomcat5.5-webapps/.

Dúvida: devo extrair os .war para o ../tomcat5.5-webapps/ e criar um
link simbólico webapps dentro do ../tomcat5.5/, para o diretŕorio acima
mencionado ou criar um novo subdiretório (programa que quero) dentro
do /usr/share/tomcat5.5/server/?
Onde eu "seto" os diretórios, por exemplo, /portal para
http://localhost:8180/portal?.

Sistema Debian Lenny - Tomcat 5.5

Obrigado pela ajuda.

[]s