Re: problemas para montar HD externo

On Mon, Jul 30, 2007 at 04:06:26PM -0300, Andre Novelli - Depto de TI wrote:

> se nao me engano ntfs eh apenas leitura, nao sei se hoje ja tem rw ....
> se eu fosse vc usava ext3 mount -t ext3 /dev/dispositivo /ponto/de/montagem

Para acessar sistemas de arquivo ntfs com escrita, me parece que a
solução recomendada é o ntfs-3g, que usa o fuse, e - se não me engano
- está disponível somente na lenny e sid. Atenção: leia com cuidado a
documentação, pois ainda é uma tecnologia recente que pode envolver
risco de perdas de dados; eu mesmo nunca usei o ntfs-3g

Aproveito para deixar a dica mais geral do fuse, e especialmente do
sshfs e do fuseiso, que facilitaram muito a minha vida...

Tiago.