Debian 4.0 - etch

Amigos,

Tenho um servidor debian linux sarge funcionando perfeitamente a um bom tempo com conexão a internet por velox, ele é o gateway e firewall da minha rede, abrimos uma filial e coloquei outro servidor lá com as mesmas funcionalidades, a questão que lá é o debian etch e estou tendo um probleminha nas estações com relação a pegar e-mails em provedores externos a minha rede, o cliente de e-mail conecta mostra a quantidade de mensagens para baixar e não consegui baixar.

iptables mudou algum parâmetro ?  necessário carregar módulos que não tem no sarge ?

realmente não tenho idéia, estou pesquisando na internet. Se alguém passou por esse problema ou souber como resolver, peço carecidamente essa ajuda.

Obrigado pela atenção

Atenciosamente,

Henrique Carvalho