Re: LDAP Master / Slave

On 07/26/2007 05:28 PM, Debian wrote:
> Olá pessoal,
> Graças a ajuda de vocês, consegui montar um servidor LDAP com samba.
> Agora gostaria de montar um servidor ldap slave para que recebesse os
> dados do master para continuar autenticando os usuários em caso de pane
> ou manutenção.
> Dei uma olhada no samba.org e no openldap.org, mas meu inglês está um
> pouco a desejar... Será que alguém, tem algum bom material neste sentido
> em português que me ajude a montar este servidor?

	"Bom material" é difícil de achar em inglês, pior ainda em
português. O site ldap.org.br tem diversos links e referências para
documentos na duas línguas, não sei se tem exatamente o que você
procura mas é um bom ponto de partida.

> O que diferencia um servidor ldap master do slave?

	A capacidade de escrita e as referências de quem possui a
informação. O master tende a ser a versão de escrita com a árvore
central e o slave a réplica somente leitura. No entando, há
configurações um pouco mais complicadas do que essa.

> Isso é configurado no slapd.conf?

	Sim, você utiliza a diretiva replica.

	O SAMBA Official HOWTO têm os exemplos de Master/Slave com
o LDAP, a configuração é a mesma nos slapd.conf, exceto pelo uso
do comando replica e do replog.

	Esses docs devem te ajudar, estão em português:

http://www.inf.ufrgs.br/procpar/disc/inf01008/trabalhos/sem01-1/t1/openldap/capitulo8.html

> Se alguém puder mandar um modelo para eu estudar ...
> agradeço também.

	O Gabriel Stein escreveu no blog dele uma série de artigos
sobre LDAP: http://gabrielstein.org/, é possível encontrar o HOWTO
LDAP ainda na primeira página, há dicas e informações interessantes.

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)