[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Recuperar Partições/Boot HELP !!!



Gunther Furtado escreveu:
Eduardo escreveu:
Olá galera,

Olá,
Estou desesperado, meu HD começou a apresentar setor defeituoso e ferrou minhas partições. Peguei um linux rodando em um CD e com o testdisk, passei o testdisk e o fsck. Aparentemente corrigiu os setores defeituosos apesar de perder algumas informações. Consigo montar todas partições e acessar os arquivos somente dentro do CD Linux . Quando tento bootar pelo HD ele não encontra o boot, aparece assim "1234" E MAIS NADA !! O que eu faço ??? preciso recuperar minha base MYSQL, mas nao consigo start o serviço para fazer um mysqldump pelo menos...

aguardo a ajuda dos amigos...
*Edu.*

Talvez seja prudente da sua parte esperar por opiniões mais experientes
que as minhas, mas há duas coisas que você pode tentar pesquisar:

i) a partir de um live cd e com a partição root montada, usar o chroot e
executar um mysqldump:

ii) também a partir de um live cd e com a partição root montada,
reativar o grub:

# grub --config-file /mnt/hdaX/boot/grub/menu.lst # cheque os manuais.

Boa Sorte!

Tentar fazer um chroot não está errado mas também não seria a última opção.
Mesmo que você não consiga fazer chroot e nem iniciar o mysql ou fazer o dump da base, ou você simplesmente não queira executar nada no HD para que ele não seja alterado (e exista a possibilidade mesmo que remota de estragar ainda mais alguma coisa) antes de garantir que você copiou o que você precisa. Você pode copiar o banco de dados diretamente (do diretório de dados do mysql, /var/lib/mysql) para outro lugar já que você consegue montar e ler as partições, e aí começar a fuçar, tentar rodar novamente alguns serviços no HD utilizando chroot e tentar corrigir o gerenciador de boot.

Dificilmente vai existir algo que você não possa simplesmente recolocar no lugar onde estava e tentar recuperar depois em outra instalação similar.

Não sou nenhum guru em MySQL e não sei qual o tipo de tabela que você utilizou (MyISAM ou InnoDB) mas a própria documentação disponível no site da MySQL AB ensina como fazer backups a partir de arquivos binários:

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/innodb-backup.html

Se você realmente for fazer isso, favor ler antes a documentação a respeito de quais arquivos são importantes e como colocá-los de volta no lugar.


Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto



Reply to: