Re: Direct Render carregado mas não funciona.

On 07/22/2007 02:55 AM, Rodolfo Allan wrote:

> Pois é, lá diz que o no meu caso (radeon 9600) eu teria que usar o
> Xgl, porém esse bichim só trava a minha maquina, melhor dizendo,
> torna-a insuportavelmente lenta.

	E isso basicamente resume a história toda. ;)

> Estou com tanta raiva dessa coisa não funcionar direito que estou
> cogitando seriamente a possibilidade de adquirir uma Nvidia. Será que
> vale a pena?

	Intel seria o melhor. A nvivia não é graaaande amiga do
SL, basicamente ela tem drivers melhores que os da ATI para
sistemas GNU/Linux, mas as duas são ruins, e a qualidade da
nvidia, IMHO, é pior quando comparada à ATI.

> Exatamente, eu acho muito útil o desktop "3d" e os efeitos agradam os
> olhos. Instalei o kubuntu feisty numa maquina na universidade, com uma
> intel i8xx on board e o compiz rodou que é uma maravilha. Não acredito
> que não vá rodar aqui em casa com uma placa notadamente superior!

	Beryl/Compiz não é uma questão de ter um hardware
assustadoramente poderoso, você poderia ter uma ATI de 1GB
e ainda assim ter mais dificuldade para fazê-los funcionar
do que alguém com uma Intel com memória compartilhada, e isso
é o legal da Intel agora, um monte de gente tem optado por
eles por estarem mostrando que é possível fazer da maneira
correta sem precisa vender sua casa para comprar uma placa
de vídeo.

> Atualmente meu problema está em fazer o DRI funcionar...

	E até onde eu sei, eles não vão funcionar juntos, ou
seja, por hora eles são mutuamente exclusivos, eu abri mão do
AIGLX porque preferia o DRM/DRI, se você prefere o GLX, vai
ficar sem o DRM/DRI.  ;)

> Não funciona... Tentei removendo cada uma das opções da seção Device
> do Xorg.conf, mas dá sempre na mesma. Na melhor das hipoteses o
> glxgears marca 1700fps, mas ainda sem Direct Render.

	Use o driver aberto da radeon (estava com problemas
no X.Org do Lenny) ou use o fglrx empacotado no non-free,
o DRM/DRI deles funciona sem problemas (e sem GLX).

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)