Re: Ajuda com rede (de novo)

Em Fri, 13 Jul 2007 17:07:35 -0300
Junior Polegato - Linux <linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:

>     O roteador R tem dois IPs, um IP fixo, que conversa com a rede e
> é reservado para redes internas, isto é, não existe rota para este IP
> na internet; e outro pode ser fixo ou dinâmico, que é conectado à
> internet e fornecido pelo seu provedor.

O IP fixo sou eu que configuro, ou já vem no roteador? Como configuro
ou como descubro, de acordo com o caso.

O segundo IP deve ser dinâmico pois o modem está roteado, não?

>     Os micros da rede podem ter um IP fixo, compatível com o IP e
> máscara de rede do roteador, ou um dinâmico, fornecido por um serviço
> DHCP presente em algum micro da sua rede, que nesse caso pode ser o
> próprio roteador.

Onde coloco esta informação nas máquinas?

> [...]
> que quando um micro envia este pacote na rede todas as máquinas o
> recebe e se for para ela o processa, senão ignora. O roteador deve
> ainda verificar se este pacote é para a rede ou para fora dela, e, se
> for para fora, pega esse pacote e manda para a internet, como também
> recebe pacotes da internet e verifica se é para ele, e, caso seja,
> verifica se deve redirecioná-lo para alguma máquina ou para algum
> processo/programa/serviço no próprio roteador.
>     Entendido a grosso modo o funcionamento da rede, agora precisa
> dizer como está configurada, como é esse roteador, sem é modem

Eu não configurei nada, não sei como começar...

> também, IP dele, como está configurado, modelo, marca, etc. Também

O modem roteado é um modelo para velox Huawei smartax mt 800

> diga se o IP da internet é fixo ou dinâmico, qual a rede máscara que

Deve ser dinâmico, pois está roteado...

> irá usar internamente, etc. Conhece o princípio de rede e máscara?
> Conhece as redes reservadas?

Não, não e não. Não sei por onde começar...

--
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ