Bridge + Interface TAP

Instalando e configurando a bridge

Para fazer a conexão bridge, precisamos de alguns pacotes extras, no caso do Ubuntu são:
Para instalar estes dois pacotes, basta como root executar:

# apt-get install bridge-utils uml-utilities

Agora, configurando uma bridge. Ah, melhor, vou falar como estão as interfaces de rede no meu computador:
Vou usar a interface eth0 para fazer a bridge e ainda vou usar a interface eth1 como ponto de saída para o NAT.

Passos (como root):

1.

# tunctl -t tap1 -u jragomes

(dizemos que vamos criar uma interface virtual (TAP) e esta será usada pelo usuário jragomes, o usuário que rodará a VM).

2.

# brctl addbr br0 (criamos uma bridge)

3.

# ifconfig eth0 0.0.0.0 promisc

(colocamos a interface em modo de promiscuidade, que aceita frames de outros endereços MAC)

4.

# brctl addif br0 eth0

(adicionamos a interface à bridge)

5.

# dhclient br0/ifconfig br0 192.168.0.10

(aqui nós podemos usar um IP dinâmico - dhcp, ou podemos configurar estaticamente, no meu caso foi estaticamente)

6.

# brctl addif br0 tap1

(adicionamos a interface virtual para a bridge)

7.

# ifconfig tap1 up

(levantamos nossa interface virtual, que responderá na VM)

--
Administrador de Sistemas GNU/Linux

HomePage: www.dias.eti.br
Email: tiago@dias.eti.br

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original"

(Albert Einstein)