Re: AMD 64 FX

On 7/10/07, Bruno Buys <bruno.grupos@gmail.com> wrote:
thiagom wrote:
> Pessoal
> Estou comprando uma máquina que rodará em LINUX-Debian CDD-BR e
> pesquisando vi que o processador mais adeqaudo para as minhas
> necessidade é o AMD 64 FX que roda com o chamado "dual channel".
> Queria saber, então, se esta arquitetura de 64 bits possui
> compatibilidade com as principais ferramentas livres (broffice, gimp,
> scribus, inkscape, blender, entre outras...) uma vez que vi que
> existem softwares que rodam somente em alguns tipos de arquitetura.
>
> agradeço desde já a força,
>
> --
> [...]

Os softwares que voce citou aí estao ok, pra amd64. Os problemas têm
sido o flash (o pior de todos, na minha opiniao), o skype, e talvez o
plugin java para o teclado virtual do banco do brasil que não roda de
jeito nenhum, pelo menos aqui comigo. Quer dizer, está instalado, mas o
bb não gosta dele.
Mas essas coisas tendem a melhorar com o tempo... A arch tá crescendo muito.
Abaixo seguem info detalhadas dos pacotes que voce citou.

Lá vou eu, de novo....

1)  O BR-CDD tem o kernel para amd64 mas os binários não são de 64
bits. Eu recomendaria instalar o Debian Etch que é muito mais recente
e, em termos de 64bits, isto  faz uma senhora diferença.
2) todos os programas que você pediu tem versão para 64 bits, rodando
sem problemas
3) o flash funciona muito bem com o nspluginwrapper. O Banco do Brasil
funciona no Konqueror com o Java da Sun 1.5 e 1.6. Uso o Skype 1.4 (32
bits) sem problemas, basta instalar a versão estática do pacote.

tenho vários posts sobre Debian no amd64 no meu blog, URL na
assinatura. Nas duas últimas semanas, já tivemos aqui na lista quase
10 threads sobre este mesmo assunto. Você vai ganhar muito se der uma
passeada no histórico dos dois últimos meses.

A propósito, veja em
http://catb.org/~esr/writings/world-domination/world-domination-201.html
porque usar a versão de 64 bits é fundamental para o avanço do Linux
no mercado.

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física