Re: APT do debian 4 só isso? e repositório local

Em Sáb, 2007-07-07 às 09:58 -0300, Marcelo Castilho Manzano escreveu:
> Gente acabei de instalar o debian 4.0 e o /etc/apt/sources.list só tem
> essas linhas dentro dele:
>
> deb cdrom:[Debian GNU/Linux 4.0 r0 _Etch_ - Official i386 CD Binary-1
> 20070407-11:55]/ etch contrib main
> deb http://security.debian.org/ etch/updates main contrib
> deb-src http://security.debian.org/ etch/updates main contrib
>
> Adicionei por conta própria essas linhas:
>

> #::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
>         #::::[add] Repositórios da versão SARGE :::::::::
>
> #::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
> [...]
	Como instalou o etch você deveria ter adicionado repositórios do etch.

> Tenho um pouco de dúvidas de como refinar o "meu sources.list".
> Primeira dúvida: Quero baixar um determinado software (ex. nxserver
> que não tem nesses repositórios! Tenho certeza que não tem pois como
> root já rodei o "apt-get update" depois o "apt-get install nxserver" e
> dá a seguinte mensagem:
> proxydeposito:~# apt-get install nxserver
> Lendo lista de pacotes... Pronto
> Construindo árvore de dependências... Pronto
> E: Impossível achar pacote nxserver
> proxydeposito:~#
	No diretório /usr/share/dpc/apt/examples tem um arquivo sources.list
que você pode usar para copiar para seu sources.list

> Como devo fazer as pesquisas daqui em diante pra achar os
> mirros(fontes) onde tenham os softwares que eu quero??? vocês conhecem
> alguma fonte onde aponte pra milhares de mirrors ou coisa do tipo pra
> não ter trabalho??
	Uma vez atualizada o banco de pacotes disponíveis você pode usar o
comando "aptitude search pacote" para ver se está disponível no
repositório. O google pode te ajudar a encontrar repositórios não
oficiais.

> Segunda dúvida: No windows utilizamos os arquivos *.exe para
> instalação de software.
> No debian são os *.deb correto??
	Sim. Porém eles não são executados e sim descompactados pelos programa
dpkg.

> Terceira dúvida: Você acham viável a idéia de criar um repositório
> local em minha máquina pra manter os principais softwares que eu vou
> precisar em minha rede?alguém tem algum site bom pra indicar como
> montar repositorio local.?
	Sim é viável e possível. Eu uso o apt-move pra meu repositório local.

> o apt só entende extensão *.deb, certo??? ou se eu colocar lá dentrodo
> meu repositório um .tar.gz ele vai saber descompactar. e já instalar.
	Não. Os pacotes deb são um formato de empacotamente com diretivas para
instalação, remoção e configuração dos programas. Um tar.gz geralmente é
instalado com os comandos "./configure; make; make install". Instalar
programas tar.gz pode sobrepor arquivos de outros pacotes do debian e
dificultar a configuração de algusn programas, só instale se souber
exatamente o que está fazendo e se realmente não existir um pacote deb
para o mesmo.

	Abraço.
	Fabiano.