Re: Autenticação wireless via browser

On 07/03/2007 11:22 AM, Daniel wrote:
> Olá galera...
>
> Pessoal, estou precisando fazer numa empresa uma rede wireless com
> autenticação via browser, no esquema da uspnet (alguém conhece?)...
>
> Procurei muito na net, achei algumas coisas sobre o freeradius e um tal
> de myauth, que aparentemente é só para freebsd.

	Acho que você está procurando o ChilliSpot.

		http://www.chillispot.org/

> Tentei instalar e configurar o freeradius, mas não obtive sucesso.. usei
> uns 3 tutoriais e nada...
>
> Dúvidas:
> 1)       só o freeradius já vai solucionar meu problema? Ele tem essa
> autenticação via browser ou vou ter que rodar com outro programa junto?

	Não. Você vai precisar do ChilliSpot e ele vai usar o RADIUS.

> 2)       Pelo que vi, o freeradius é um intermediário entre o aparelho
> que distribui internet (no meu caso um micro fazendo nat) e os micros
> que recebem. Tem como fazer tudo numa máquina só? O freradius e o nat?

	Depende da toplogia da rede e de outros aspectos técnicos, sem
conhecer completamente o desenho da rede, configuração e os objetivos,
a resposta é: "depende".

> 3)       Alguém já fez algum projeto desse tipo e pode dar umas dicas?

	A DebConf utilizou o ChilliSpot este ano por requisição da
organização que cedeu o prédio e a infra-estrutura para abrigar a
conferência.

	Não tem muito segredo, só que o RADIUS é chato de configurar
e o Wireless não é exatamente uma ciência exata, tirando isso, leia
a documentação de cabo a rabo e procure seguir as recomendações.

> Obrigado mais uma vez a todos...
> Daniel

	Abraço,
- --