Raid 1 - Servidor em produção

Pessoal

tenho um servidor de email em produção há bem uns 2 anos (está tudo ok, funcionando sem problemas) e gostaria de fazer raid nível 1 (espelhamento) nessa máquina - porém algumas dúvidas surgiram após analisar alguns howto's por aí afora:

Antes de mais nada meu sistema é um debian sarge com kernel 2.4.26, e a ferramenta a ser utilizada para se criar o raid será o mdadm.

1- Há como fazer o raid nível 1 a partir do dispositivo (ex.: /dev/hda e /dev/hdb) ? ou é preciso particionar o segundo disco e deixá-lo idêntico ao principal?

2- A partição precisa estar com ID fd (Linux Raid)? Caso seja realmente necessário, posso alterar minhas partições para fd sem risco de perda de dados (Atualmente as partições estão formatadas com reiserfs)?

Abraços a todos...

--
   .~.		Alexandre C Tucunduva
   /v\		Etrex Tecnologia Digital