aptitude resolvendo dependências estranhas

Pessoal, eu removi o BROffice.Org 2.0.4 (via aptitude) devido a alguns problemas chatos que estavam atrabalhando o meu trabalho, e instalei o OOo 2.2.1 (convertendo os RPMs para .deb).

Porém agora o aptitude está totalmente louco, sugerindo umas desinstalações equivocadas e portanto eu não posso mais rodar o "aptitude upgrade", pois para continuar a atualização eu preciso aceitar essas sugestões loucas:

Os pacotes a seguir não estão sendo utilizados e serão REMOVIDOS:
bsh gcj-4.1-base gij gij-4.1 libcurl3 libgcj-bc libgcj-common libgcj7-0 libgstreamer-plugins-base0.10-0 libjaxp1.3-java libjline-java libstlport4.6c2 libxalan2-java libxerces2-java libxt-java openoffice.org-base openoffice.org-calc openoffice.org-draw openoffice.org-impress openoffice.org-math openoffice.org-writer ttf-opensymbol

O mais estranho é ele querer desinstalar algo que eu acabei de instalar (OOo 2.2.1).

Deveria ser simples e o comportamento do aptitude deveria ser:
- Desinstale o BROffice.Org 2.0.4 conforme solicitação do usuário.
- Instale o OOo 2.2.1 e não mexa nele, pois o mantenedor agora é o próprio usuário (eu).

Att,
Renato