Re: Partição NTFS, Disco SATA

cara, se tu quer simplesmente montar a partiçao, primeiro: localizar a partição: use o comando fdisk -l(L minusculo). depois, crie em um diretorio (por padrao o /mnt ou o /media) uma pasta pra ser o ponto de montagem. ok agora é so montar
exemplo aqui de casa
mount -t ntfs -o umask=022 /dev/sda4 /media/win

mount: comando pra montar partiçoes
-t: argumento pra indicar qual é o tipo de partiçao
ntfs: sistema de partiçao do win xp (no comando fdisk -l que usastes antes vai indicar se é fat ou ntfs ok)
-o:nao sei explicar direito essa opçao, pesso a lista que me explique..(hhehe)
umask=022: aqui voce esta dando permiçao aos usuarios poderem acessar essa partiçao, somente como de leitura ok.
/dev/sda4: local onde esta a minha parciçao que quero montar, no caso
/media/win: local onde vou montar e acessar a partiçao window$

cara, mais informaçoes pode pedir no terminal um man mount ou dar uma olhada no google
no mais intel+