#include |
oracle@hegel:~$ cd /oracle/patch/ |
oracle@hegel:~$ Disk1/runInstaller |
Importante: O Oracle Universal Installer (runInstaller), a priori, requer a variável $DISPLAY - ou seja, que o X Window System esteja rodando. Para uma instalação local e assumindo uma única tela, a variável $DISPLAY deverá ser configurada como :0.0 (creio que esse comportamento possa ser alterado com arquivos de resposta para instalações automatizadas). Se você não entrar como o usuário oracle no momento da instalação, deverá autorizar o uso do usuário oracle à tela do X Window System. Para fazê-lo de forma simples, use o comando (como o usuário atual logado no sistema):
(resposta esperada: access control disabled, clients can connect from any host) Para facilitar toda a tarefa coloque o seguinte conteúdo no arquivo .profile do usuário oracle:
Faça logoff e entre novamente com o usuário oracle (o traço é importante para rodar o arquivo .profile):
E cheque se todas as variáveis estão ativas:
Terceiro passo: rodar o Oracle Universal Installer Supondo que o primeiro CD esteja montado no diretório /mnt/cdrom, digite:
Muitas variáveis já estão programadas pelo segundo passo. Adicionalmente, você provavelmente quer o conjunto comum do sistema de banco de dados, Oracle 9i Database 9.2.0.4.0, na versão enterprise (2.84GB). Para deixar a criação do banco de dados para depois (para um DBA), escolha a opção Software Only na seção Database Configuration. Após clicar em Install, após cerca de 5%, edite um arquivo chamado sysliblist. Seu conteúdo é:
Edite o arquivo e insira, no final da linha, o parâmetro -Wl,-allow-shlib-undefined, ficando o arquivo (não insira linhas em branco extras!):
Não importa qual o conteúdo do arquivo anteriormente, coloque o parâmetro. O arquivo é criado no momento da instalação, detectando bibliotecas externas no sistema para compilar certos componentes Oracle. Se você alterar o arquivo a tempo, sua instalação não apresentará erros, embora o próprio guia de instalação os preveja. Apêndice: Instalando novamente Se você quiser instalar o Oracle novamente, todos os arquivos ficam abaixo do diretório da variável ORACLE_BASE, bastando apagar este diretório e os seguintes arquivos e refazer todos os passos (excetuando-se criar o arquivo .profile, que você poderá editar para encaixar-se em futuras necessidades): Fonte: linuxbr.com Autor: Cesar Suga - cesar(arrouba)fsndobrasil.com |