dialogs destorcidos!?

Olá pessoal... estou iniciando no debian e estou com um problema nos dialogs ncurses...
Quando eu entro em qualquer script que use dialog como por exemplo : sysvconfig, dpkg-reconfigure ... etc...
O dialog fica todo torcido com as bordas desalinhadas e cheio de caracteres estranhos... Eu achei que era problema de configuracao de linguagem entao rodei o
dpkg-reconfigure locales, mas mesmo assim ta tudo torcido... Tentei tb o dpkg-reconfigure debconf e para apontar o dialog nas configuracoes e mesmo assim o
problema persiste...
Alguem sabe como posso resolver isso??? Agracao à todos...
Muito Obrigado!