Re: Gerenciamento e distribuição avançada de jobs

On 6/19/07, Denis <denismpa@gmail.com> wrote:
Em 19/06/07, Maxwillian Miorim<miorimmax@gmail.com> escreveu:
> Depende do tipo de gerenciamento que tu precisa, que tal mais detalhes? :)
Bem, acredito que inicialmente não seja nada muito complicado. Preciso
de noções sobre como otimizar o processamento de jobs e dividi-los
para serem processados em 136 processadores. Pausar um processo e
iniciar outro, iniciar diversos concorrentes e definir prioridades e
coisas deste tipo. E daí sim, saber o que efetivamente vou precisar.
Já que este computador ainda está em teste e as demandas ainda não
chegaram, mas tenho certeza de que logo chegarão! =)
É uma ótima cafeteira mesmo. :P
Acho que os links sobre afinidade de CPU vão ajudar bastante, os
relacionados ao kernel são mais para desenvolvimento, embora entender
como foi feito é um adicional na hora do troubleshooting :)

> A nível de kernel, eu tenho os seguintes links:
> http://tldp.org/LDP/tlk/kernel/processes.html
> http://plg.uwaterloo.ca/~itbowman/CS746G/a1/#Toc_3_1
> http://plg.uwaterloo.ca/~itbowman/CS746G/a2/#_Toc411854246
> http://www.scs.ch/~frey/linux/kernelthreads.html
Vamos ver, vou devorar estes artigos e ver se bastam ou trazem mais dúvidas. =)
Acredite, eles trazem mais dúvidas no começo e depois de reler umas 4
ou 5 vezes fazendo consultas a outros tu consegue extrair algo
"compreensível".

> Esta é mais fácil, presumo que te refiras a afinidade de processos e
> processadores, certo?
> http://www.linuxjournal.com/article/6799
> http://www-128.ibm.com/developerworks/linux/library/l-affinity.html?ca=dgr-lnxw09Affinity
Acredito que isso por enquanto estes links devem me ocupar durante
algum tempo ;)
Se tu entender os links anteriores de primeira estes são como ler uma
notícia do slashdot.

> Eu não tenho experiência com super-computadores "de verdade", sempre
> tentei otimizar ao máximo o meu (o mais próximo de super foi Dual Xeon
> Dual Core, 8GB de RAM e um conjunto Raid-50 de 1TB, um Dell PowerEdge
> 2950 - mas em breve espero brincar com os servidores nesta nova
> empresa :)
Pois é, toda a minha experiência esbarrava em um quad Xeon HT com 6 GB de ram.

Agora tenho a missão de gerenciar as politicas de exucução de jobs, e
as proprias execuções em um SGI Altix 4700 com 68 Itanium's Dual Core,
272GB de Memória e Alguns Teras de armazenagem. Além de ter que me
adaptar ao SuSE ao invés do velho Debian. Isto não me assusta muito,
afinal, linux é linux. Não?
No emprego anterior eu trabalhava com RedHat ES 4.0, hoje tenho SuSE e
Solaris e não vi muitos problemas. Todos os dias eu reclamo do
gerenciador de pacotes RPM, aprendo que tem gente inteligente que usa
SuSE (pois é, antes eu não pensava isso, péssimas experiências com
"administradores" MCSE que, por falta de mercado, acreditavam que o
Yast seria a solução para tudo no Linux...) mas nada como usar a
distro favorita (no meu caso a segunda, o slack continua no topo da
lista, ainda mais com as mudanças no 12.0-RC1/current).

Estes Itanium costumam ser bem chatos (a arquitetura IA64 como um todo
é), mas usando SuSE provavelmente a SGI vai dar suporte sempre. Mesmo
assim, quando for jogar essa máquina no lixo me avisa, ok? :D

Abraço, e valeu pelas dicas!
Bem....vamos ver no que vai dar. =)
Da, no mínimo, um bom servidor de Quake. :)

--
Por favor não faça top-posting, coloque a sua resposta abaixo desta linha.
Please don't do top-posting, put your reply below the following line.