Re: Tem como otimizar a conexao XDMCP

De fato, o protocolo X é bastante lento para conexões de alta latência
(internet por exemplo). Uma excelente alternativa para otimiza-lo é
usar o NX, que é uma biblioteca de desenvolvida pela empresa Nomachine
e disponibilizada sob licença GPL. FreeNX é a implementação GPL usando
esta bilioteca.

NX é de fato muito mais rápido que o X sem otimização, VNC ou RDP. É
comparável ao Citrix, mas não sei se tão rápido (preciso testar mais).

Um ótimo ponto de partida para entender e implementar é o artigo "The
Arrival of NX" no linuxjournal.
Quanto aos clientes NX (pra win, linux, mac) a nomachine disponibiliza
sem custo.
Pra rodar o servidor NX (efetivamente cliente, no jarguão X) no debian
dá um certo trabalho, mas é possível. Fiz isso recentemente e se tiver
problemas me manda um e-mail.

Certifique-se de estar rodando a última versão desta biblioteca 2.1.0.
Se usar um .deb pre-compilado (de fontes nao oficiais) provavelmente
estará usando uma versão velha, que é bem mais lenta que a última.

http://www.linuxjournal.com/article/8477
http://freenx.berlios.de/
http://www.nomachine.com/

Tom Lobato
lobato at tinecon com br

Em 11/06/07, Junior Polegato - Linux<linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Ronaldo Reis Junior escreveu:
> as vezes eu conecto no meu computador via XDMCP, pelo gdm mesmo. A conexão
> entre os dois se dá via Wireless <-> Roteador <-> Cabo. As velocidades ficam
> em torno de 650kb/s chegando a picos de 1000kb/s.
> Eu ainda acho meio lento a conexão e usa muita banda, é assim mesmo? Tem como
> otimizar isto tipo compactando a conexão? Se tem, como seria feito?

Olá,

    O XDMCP é um protocolo pensado em que a máquina da ponta tem ínfimo
poder de processamento, assim, ele já fornece as informações para
construção das mudanças na tela exigindo o mínimo possível da máquina
terminal. Em contra-partida, isso toma uma boa banda da conexão quando
as mudanças na tela são grandes e a altas taxas,  tipo animações e
filmes. Diante disso, diminuir a resolução e cores por pontos (depth)
ajudam na performance.
    Outra coisa, pode usar o protocolo/sistema VNC, o qual é mais
voltado para o otimizar uso de banda, mas exige mais do terminal.
    Nunca usei, mas já ouvi/li sobre protocolos SLIP e CSLIP, que
comprimi via um algoritmo específico os dados transmitidos, usando o
sistema Xremote, se não me engano.
    Bom, acho que já dei um chute inicial, agora você precisa trabalhar
um pouco para ver o que consegue. Depois manda para lista os resultados
obtidos.
    Boa sorte!

--
Atenciosamente,