Re: permisao em dispositivos

On 6/5/07, sluiz <sluiz@webcpd.com.br> wrote:
Maxwillian Miorim escreveu:
> Uma das rasões para os *nix serem seguros é o fato de não haver acesso
> irrestrido "padrão" aos dispositovos. Usando esta permissão (666) tu
> pode comprometer um fator vital do teu sistema que é a segurança.
>
> Com a permissão padrão, 610, o cups é capaz de inicializar e a partir
> deste, tu pode mandar os trabalhos para a impressão. Como estão as
> configurações da impressora no CUPS?
>
> A propósito, este "arquivo de inicialização do cups" é o dispositivo
> em /dev ?
> Se sim, qual dispositivo?

Oi Max, o dispositivo é lp0. O problema é que o dono de lp0 é o root e o
grupo
lpr. Nesse caso só o root pode escrever(imprimir), lpr e quem estiver
nesse grupo
só  podem ler, não podem imprimir. Então, no mínimo a permissão deveria ser
660 pois colocar os usuários no grupo do root aí sim...

Ok, podemos fazer o seguinte:

Alteraa os confs do udev para criar os dispositivos com a permissão
"adequada". Para isso, edita o arquivo
/etc/udev/permissions.d/udev.permissions e altera/adiciona a linha do
lp0, deixando ela assim:
lp[0-9]*:root:lpr:0660

Depois é só adicionar os usuários que devem imprimir ao grupo lpr.

E para testar: echo "teste" > /dev/lp0 ;)
--
Por favor não faça top-posting, coloque a sua resposta abaixo desta linha.
Please don't do top-posting, put your reply below the following line.