Re: Uso de SNMP para gerencias análises

On 6/5/07, Fibrox Fibrox <fibrox@gmail.com> wrote:
Pessoal:

Temos necessidade de rodar muitas análises, alias milhares, e como cada uma demora horas para serem concluídas, estava pensando em colocar várias máquinas, P4 com Debian, para fazer o serviço, mas acho que ele seria mais eficiente se as máquinas rodassem se forma continua, ou seja, terminando uma anaálise já pegaria a próximo disponível e seguiriam todas até terminar o serviço.

Talves seja interessante pegar um processador de multiplos núcleos ou um paralelo mesmo, e fazer a aplicação distribuida para melhorar o desempenho. Já pensou a respeito?

Penso em fazer isso, atráves da comunicação entre as várias máquinas que estão ligadas e as que serão ligadas, onde uma "gerente", em um primeiro momento, diria oque tem que ser feito, ou seja, ela requisitaria a maquina M1, para a análise A1, e a M2 para a A2, e assim por diante, quando a M1 terminar a análise ela solicita qual a próxima análise deverá ser feita, sendo assim ela não ficaria parada.

Para isso pensei em usar SNMP, onde a gerente diria oque fazer e ao longo do trabalho iria "anotando" quais análises já foram feitas e quais a fazer.

Nunca usei SNMP, mas sei que é usado para observação do estado de dispositivos de rede, e por que não máquinas.

Oque preciso saber é como enviar uma "ordem" para a M1 e como ela reconhece a mesma e da mesma forma como  M1 enviaria para a "gerente" que ela terminou o serviço.

Veja que todas as máquinas já terão inicialmente os dados para análise, sendo que a "gerente" enviaria apenas o número da que se deseja rodar.

Até onde sei SNMP é somente um protocolo de rede. Ao que me parece o seu problema atualmente não é o protocolo de comunicação, e sim o como programar isso.
Eu faria um servidor e um cliente, e o servidor gerenciaria isso enquanto os clientes pediriam novas tarefas sempre que tivessem livre.
Você pode fazer isso se bobiar até mesmo em SH, mas em C também não é dificil se você tem familiáridade com sockets.

Ufa!!

Alguém tem alguma luz para este assunto?

Se o seu objetivo é aumento de performance, pense em pegar maquinas para aplicações paralelas, e re-estruturar seu programa para utilizar o máximo dessas maquinas, e também faça uma estrutura de distribuição de processamento pela rede.
A primeira vista parece algo de outro mundo, mas n é muito complicado não.

Muito obrigado.

Fibrox
"O tempo passa. Divirta-se!"

--