Re: Como resolver alguns pepinos de impressora

Olá Ronaldo.

>Tenho uma HP 692C (porta paralela). Mando imprimir, ela começa, entra muita
>folha, ela trava, tenho que retirar as folha, mas ela continua travada, tenho
>que desligar a impressora. Ao religar a impressora, ela começa a imprimir
>caracteres malucos, tenho que desligar a impressora novamente, tenho que
>apagar os arquivos na fila de impressão. Feito tudo isto, ao religar a
>impressora, ela continua tentando imprimir caracteres estranhos. Olhando no
>ps aux, eu percebo que existem vários processos do usuário lp rodando, e é aí
>que mora o problema.

O problema de travamento de folha na impressora é mecânico, portanto não vou
tratar dele.
O problema dos caracteres estranhos é devido a duas coisas:
1 - ao travamento da impressora.
2 - ao fato de você ligar a impressora antes de matar a fila de impressão.

Isso acontece pelo fato de que o computador (e não é só o linux, mas qualquer
equipamento no qual ela estivesse ligada) envia, uma sequência de caracteres
de formatação no início da impressão. Quando você desliga a impressora, um
dos pinos da impressora envia um sinal (ERROR) ativo em nível baixo para o
computador, que segura na fila o que ele ainda não mandou para a impressora.
Quando você religa a impressora, o sinal volta a nível alto e o micro entende
que o problema foi resolvido e continua a mandar o que está na fila. Só que a
formatação do documento foi "pro saco" quando você desligou a impressora.
Por isso saem aqueles caracteres estranhos.

O procedimento mais correto quando o papel agarra na impressora, é não
desligá-la, mas usar os comandos (teclas) de reinício no painel dela.

... E/ou dar permissões aos usuários para eliminar os trabalhos da fila de
impressão. :-)

Abração,

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR