Re: [fóra de tópico] Worm de OpenOffice é descoberto

>    *pergunta*: até que ponto isto é prejudicial ao
>sistema como um todo?

>Só é prejudicial ao sistema se tu estiver executando
>como root. Sendo
>um usuário normal e com um sistema devidamente
protegido >o máximo que
>vai acontecer é estragar o perfil deste usuário.
>Lembrando que quem
>faz a segurança é o administrador.

Não concordo com algumas afirmações.
Em primeiro lugar, o que mais importante? o sistema
operacional ou os dados do usuário?
Pergunte a um empresário se ele tem mais interesse no
sistema operacional do computador dele ou da planilha
de contas a receber.
A equipe de TI do seu Estado não está nem ai com a
integridade dos sistemas operacionais utilizados, o
que interessa mesmo é a arrecadação de impostos e o
mesmo usuários que executa as instâncias dos bancos de
dados podem colocar todos os dados a perder.
Se um worm deste tipo (em perl) começar a fazer
download de softwares e executá-los com o usuário
atual, poderá talvez até capturar as teclas digitadas
no homebanking e enviá-las por e-mail, tirar
screenshot da tela, apagar arquivos, revelar
informações confidenciais na área do usuário. Enfim, a
proteção do sistema não apenas relacionado à
utilização da conta de usuário root, muita coisa
desastrosa pode ser feita com qualquer outra conta no
sistema.

É por isso que eu não me atrevo a dizer que o linux é
imune a estas pragas virtuais.... qual scriptzinho
pode  tirar o seu maravilhoso sonho.

Kléber Leal

http://br.messenger.yahoo.com/