Re: [Cliente remoto Microsiga AP7] Falha de segmentação

Renato,

>E o que a interoperabilidade da Microsiga tem a ver com o suporte do Debian?
>Detalhe: Esse ap7rmt é apenas um CLIENTE remoto! Imagine os malabarismos
>necessáriros para instalar o SERVIDOR microsiga!

Tem tudo a ver. Você está instalando esse cliente num Debian, não é? E estamos
falando do tratamento que o suporte da Microsiga te deu, não é? Não interessa muito
se o que você está instalando é um sistema completo num superserver ou um script de três linhas numa estação remota. Quando vc liga pro suporte e diz que usa Debian, a conversa
acaba ali.

> Muito *menos*, pode ter certeza!

Talvez sim. Existem produtos dessas empresas (TOTVS e Datasul) voltados para SMB
(Small and Medium Business). No entanto, a posição dos fornecedores não muda de
acordo com o tamanho da empresa nem com o tipo de produto, mas sim com a orientação
estratégica delas.

>Sim, o administrador!

Isso depende do caso. Se for falha dele e isso for provado, com certeza. Mas e se não
for? E se for falha no software? E se for falha do hardware? Além disso, estamos
falando de milhões de reais. Apenas responsabilizar alguém não basta. É preciso ter garantias reais de que se algo sair errado, pelo menos uma parte dessa grana vai ser recuperada. Uma única pessoa não têm condições de garantir nada. Mas os ativos
de uma empresa sim.

>Até parece que a Microsoft, RedHat, SuSE se responsabilizarão por algo
>que aconteça com o sistema!
>Você já leu o contrato da Microsoft?

Sim, já li. Numa situação crítica onde muito dinheiro está envolvido, isso é altamente
questionável na justiça.

>OK, então ligue na Microsoft, SuSE, RedHat e tente responsabilizar eles
>por uma pane no sistema.

Isso não é feito por uma ligação telefônica. Quando chega a hora de caçar os culpados
e o que está em jogo são milhões de reais e a reputação das empresas, aparecem as
auditorias e a justiça (sim, pra esses ela funciona até bem), a água começa a bater no
traseiro e as pessoas começam a se coçar. E não estou falando do pobre coitado que te atende pelo telefone. Estou falando do CEO pra cima.

>Essa é velha.

É velha, mas é real.

>Essa "incompatibilidade" com o Linux obriga as empresas a utilizarem
>Windows, e para migrar do AP7 para o Dynamics (Microsoft) é apenas
>pequeno passo.

Até onde percebi dos posts anteriores a "incompatibilidade" é com o Debian, não com
o Linux. Além disso, essa migração é muito mais complicada do que você está sugerindo. Talvez seja fácil em pequenas empresas, mas nas médias e grandes, não é uma simples
questão de trocar de software. É uma questão que envolve decisões estratégicas, análise
de impactos, mapeamento de processos, mudanças culturais na empresa, demissão de
funcionários, contratação de outros funcionários, etc., que podem resultar em enormes
custos para as empresas. Uma coisa é escolher entre um Office e outro. Outra
completamente diferente é escolher sistemas de gestão. Todo mundo fica com três pés
atrás na hora que vê o quanto foi gasto em um sistema e que esse custo ainda não foi
absorvido, e também no tamanho do investimento pra trocar de um sistema para outro.
Por isso essas empresas raramente perdem seus clientes a curto prazo. Por isso também
a Microsoft vai ter de se esforçar muito pra conseguir abrir caminho nesse mercado que
é um dos mais competitivos do mundo. A coisa não é tão fácil.

Só mais uma coisa: eu já disse e vou repetir: não estou defendendo ninguém. Nem as
empresas, nem os fornecedores de ERP. Apenas estou mostrando porque o suporte dos
fornecedores de sistemas de gestão funciona assim. Minha intenção é apenas de
esclarecimento não de ofender ninguém nem de causar o início de flames.

Uma dica que te dou: quando quero suporte de uma coisa que eu sei que eles não dão,
falo que uso RH, Solaris ou outra coisa qualquer que esteja na lista homologação.
Assim a coisa fica mais fácil. e você acaba descobrindo quais são as "manhas" pra
compatibilizar o produto ao Debian. Hoje eu estou quase conseguindo rodar o EMS2
da Datasul no Debian, coisa que todo mundo dentro da empresa sabe que "não é
homologada".

Abração,

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR