Re: configuraçao imagem modo texto

Não sei exatamente qual o estado do suporte a UTF8 no console somente texto no etch, no sarge os caracteres das aplicações com interface ncurses ficavam bagunçados e o shell perdia a acentuação, mesmo trocando a fonte do shell. No Ubuntu, desde o Edgy Eft isso funciona sem problemas (o que é muito legal para servidores, já que inclusive os arquivos podem conter acentuação no shell e serem referenciados sem colocar trocentas barras antes de caracteres estranhos), porém está sendo utilizado um pacote diferente, console-setup ao invés do antigo console-data.

Primeiro eu sugiro que você verifique o seu locale, através do comando locale. Já que até agora você não disse qual é, e ninguém perguntou também.

Caso seja algo como pt_BR.UTF-8 e caso certos programas não funcionem a contento utilizando este UTF8, você pode mudar para pt_BR.ISO-8859-1.

Existe um pacote chamado "localeconf", heh, que também tinha lá seus problemas no sarge para alterar locales (os arquivos onde o locale é definido, /etc/environment e /etc/locale.gen, não eram alterados de forma adequada). Você pode tentar utilizá-lo.

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto

Carlos Alberto escreveu:
Onde eu troco este valor?

Em 16/05/07, *Fabiano Pires* <fabiano.pires@gmail.com <mailto:fabiano.pires@gmail.com>> escreveu:

    Em 14/05/07, Carlos Alberto<camotacastro@gmail.com
    <mailto:camotacastro@gmail.com>> escreveu:
    > Ola pessoal,
    > Quando vou usar programas no modo texto como por exemplo iptraf
    , a imagem
    > fica um pouco distorcida, uso o debian etch. No sarge isso nao
    acontecia,
    > Alguem sabe como configurar isso?

    Defina "distorcida" ... Se a parte "gráfica" da tela (os caracteres
    que desenham as janelas) ficam trocadas, o teu charset deve estar
    errado. Veja com o locale. Ele deve estar definido como UTF8. Troque
    para iso5519

    Fabiano

    --
    Abraços,
    Fabiano

--

Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra <http://mail.terra.com.br/>. Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 16/05/2007 / Versão: 5.1.00/5032 Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/