Re: Erro depois da atualização do MySQL

On 5/15/07, fpandufo <fpandufo@usp.br> wrote:
Em Ter, 2007-05-15 às 17:26 -0300, Maxwillian Miorim escreveu:

> Este "[fail]" tá com cara de MySQL instalado por RPM, como tu fez este
> upgrade? :D

apt-get update e apt-get upgrade... só!
Ok, fazia um tempão que eu não usava MySQL no Debian, ando mais
envolvido com Oracle e PostgreSQL...

> Se tiver um dump das databases (fez backup né?)
Por enquato esta como teste...
Menos pior. :)

A solução de reinstalar tudo até é válida, mas se tiver problema
parecido em produção, o que fazer?

Pelos problemas citados nos logs vamos fazer o seguinte:

1 - Verifica se não tem nenhum mysqld em execução (ps ax | grep
mysql). Se houver, kill neles. (melhor usar SIGTERM que SIGKILL de
cara, se não der vai -9 mesmo... :)
2 - Verifica no my.cnf onde ficam os datafiles do innodb, fica na
parte [mysqld], a variável é innodb_data_file_path. Acrerdito que, se
não definida, o padrão seja /var/lib/mysql mas para evitar qualquer
problema defina innodb_data_file_path=/var/lib/mysql explicitamente.
3 - Se o usuário e/ou grupo que executa o mysql não for o proprietário
de /var/lib/mysql é preciso arrumar isso, chown e chgrp neles
(recursivamente, opção -R de ambos comandos)
4 - /etc/init.d/mysql start e vamos ver no que dá :)