Re: [OT] Microsoft claims that free software like Linux, which runs a big chunk of corporate America, violates 235 of its patents.

On 5/14/07, Rúben Lício <rubenlr@gmail.com> wrote:
On 5/14/07, Davi <davividal@siscompar.com.br> wrote:

> Não li a matéria ainda...
> Mas ouvi (li) uns boatos de que quase tudo o que temos de compatível com a MS
> (Abrir documentos do Office, NTFS) hoje em dia, foi obtido através de
> engenharia reversa...

Mas OpenOffice não é linux. Alias, tudo que não é kernel, não pode ser
chamado linux, que alias, é uma marca registrada.
Alguns modulos do kernel parece que são capaz de ler NTFS, apesar de
que eu não sei até que ponto são ilegais, devido ao cuidado que
normalmente se tem com relação ao copyright.
Enfim, se rolar tempo vou tentar pesquisar mais a respeito.

Na Europa a engenharia reversa para questões de interoperabilidade é
permitida, assim os desenvolvedores de drivers NTFS alegam que toda
engenharia reversa é feita na Europa, o que não caracteriza quebra de
patente. Além disso, duvido que eles contestariam o driver de NTFS por
um motivo simples: as pessoas mantém o NTFS porque mantém o Windows,
muita gente vai precisar escolher entre Linux ou Windows e muito
provavelmente, considerando que não é qualquer leigo que tem suporte a
leitura e escrita em partições NTFS, o pessoal de Redmond sai
perdendo. É mais ou menos o que acontece com a pirataria, se fossem
tomadas medidas mais rígidas o Windows nunca teria a popularidade que
tem hoje.

Ainda assim vale lembrar que as distribuições *contém* o Linux, não
sendo o mesmo.

OT: Essa história me lembra a SCO... :)