Re: Preload

Em 05/05/07, Marcos Lazarini<mvlaza@gmail.com> escreveu:
Em 04/05/07, Renato S. Yamane<renatoyamane@mandic.com.br> escreveu:
> Pessoal,
> no OpenSuSE há alguns scripts que permitem realizar o "preload" de
> alguns aplicativos mais utilizados:
> <http://en.opensuse.org/SUPER_preloading>
>
> No Debian eu encontrei o aplicativo "preload", porém o mantenedor desse
> pacote informou que esse aplicativo é auto-gerenciável, ou seja, se você
> usa bastante o IceDove, então o preload já coloca o IceDove no sistema
> de pré-carregamento.
>
> Os scripts do OpenSuSE são gerenciados pelo próprio usuário, que define
> o que deve ser carregado antecipadamente. Por exemplo, no meu caso eu
> [...]

Eu já conhecia o preload, mas nunca usei. Mas pelo link que vc mandou,
vi que é bem simples de fazer seu próprio script de preload....

Tipo algo como

strace -f -e trace=file /usr/bin/thunderbird 2> /tmp/tbird_strace.txt
grep -v ENOENT /tmp/tbird_strace.txt | grep \" | cut -f 2 -d\" | grep
-v ^/home/ | grep -v ^/proc/ | grep -v ^/dev/ | grep -v ^/tmp | grep
^/ | sort -u > /tmp/preload_tbird.txt
while read nome ; do cat $nome > /dev/null; done < /tmp/preload_tbird.txt

Claro, sempre tem algum ou outro arquivo que não precisa, etc.
Outra coisa que poderia ser feita é ordenar os arquivos não
alfabeticamente, mas sim por inode... imagino que poderia dar um ganho
significativo no tempo de preload.

Vamos ver se meu bash me permite tanto (na verdade, me empolguei e fiz
um programinha inteiro aqui)

na verdade, esse programa está conceitualmente errado pois os arquivos
não ficam armazenados no inode em si, e sim o inode apenas aponta p/
onde o arquivo realmente está no disco.... então a coisa é um pouco
mais complicada; tem que usar o comando filefrag p/ ver em qual bloco
começa o aruqivo, e com sorte, ele é contínuo...
Num outro momento de ócio mexerei nesse script p/ ver se há vantagens
se isso for considerado (imagino que haja, e muita).

--
Marcos