Re: KDE não inicia...

Esse é o jeito errado de iniciar o KDE sem ser pelo xdm kdm ou gdm. Faça assim:

KDE:
echo "exec startkde" > ~/.xinitrc ; startx

Gnome:
echo "exec dbus-launch --exit-with-session gnome-session" > ~/.xinitrc ; startx

Window Maker
echo "exec wmaker" > ~/.xinitrc ; startx

P/ mexer na rede, o arquivo principal é o /etc/network/interfaces...
na dúvida, man interfaces

--
Marcos