----- Mensagem original ----
De: Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Segunda-feira, 30 de Abril de 2007 1:01:50
Assunto: Re: iptables + squid

On 04/25/2007 11:44 AM, Leandro Soares wrote:
> [...]
>    |  |  |  |
>    |  |  |  |
> maquinas rede interna.
>

> Todas as maquina na rede acessam via Proxy que faz as requisições ao
> DLINK que faz o balanceamento do dois links.
> Meu problema é que tenho que fazer algumas configuração no DLINK para
> determinadas maquinas passarem só pela WAN1 e para fazer isso ele
> (DLINK) tem que identificar que a requisição esta vindo desta maquina e
> não do Proxy. Pergunto, tem alguma rede no iptables que  faça o DLINK
> identificar  a maquina interna que esta fazendo a requisição ?

    *Teoricamente*, você poderia ter dois proxies, isso
envolveria ter dois IPs na rede interna e dois IPs entre o
proxy e o DLINK, mas isso permitiria alguns justes de quem
vai pra onde.

    Como você não faz proxy transparente, as regras de
firewall teriam que ser feitas na saída, e nesse momento já
é o SQUID trabalhando, _talvez_ no squid.conf você possa
entrar algo para usar ACLs e definir diferentes ações, a
idéia seria fazer com que os pacotes chegassem com origens
diferentes no DLINK (ou seja, ter dois IPs de saída no
proxy), mas isso também dependeria da topologia da sua rede
(não poderia ser um cabo cross, a menos que o DLINK suportasse
IPs virtuais).

> um abraço,
> Leandro Soares

    Abraço,