Re: Segmentação de redes com Samba

É isso mesmo, este é o caminho...

Claro que sw l3 são caros pra caramba, dei esse exemplo pq
determinadas empresas rodam muitos serviços exclusivamente via smb e
rotear esses pacotes numa aplicação que  roda o tempo inteiro dá uma
perda de performance muito grande.
Se não é esse o caso o uso de roteadores resolve o problema, até mesmo
em cima de um PC com Linux...

Um switch gerenciável não quer dizer que ele seja L3, num L2 vc
consegue montar vlans mas vai precisar de um roteador para trocar
pacotes entre elas...

Pedro, dá uma sacada nessas dicas do Denis, o caminho é esse...

Abraços,

Filipe

On 4/20/07, Denis <denismpa@gmail.com> wrote:
> Se a segmentação for algo extremamente necessário, invista em switches layer
> 3.

Bem, acredito que este seria um mundo maravilhoso se um switch l3 não
custasse entre 7 e 10 mil reais.

Cara, aqui, meus domínios são windows, no entanto, acredito que a base
de funcionamento seja a mesma que do samba.

Tenho em torno de 40 sub-redes, e uns 20 domínios, todos eles se
conversam e as máquinas conseguem acessar umas às outras.

Possuo roteadores comums. (cisco, intel, huawey).

e switches comuns l2, alguns gerenciáves, outros não.

Funciona tudo muito bem.

Nas subredes onde tenho controladores de domínio, aproveito esta
máquina tambem para servir de dhcp. E neste caso os usuários destas
sub-redes se autenticam no servidor de domínio onde estão, e estes têm
relação de confiança com os que são necessários.

No entanto em todas as subredes, as máquinas apontam para o mesmo dns
e wins. Que são da minha 'rede principal'.

Tudo funciona perfeitamente.

Agora, quando o servidor de WINS ou DNS dão problema, tudo fica imprevisível.

É usuário que não consegue logar, máquina que não acha outra máquina..
um caos total.

Outra coisa que ´pode dar problema é se a conta do computador
'perder-se' dentro do servidor... vc pode tentar apagar as contas das
máquinas e criar novamente no domínio. E certificar-se de que todas
estão inseridas no domínio.

Coloque o servidor WINS e DNS para serem distribuidos pelo seu dhcp,
pq existe a possibilidade de fazer atualização dinâmica nos dois
serviços.. o que vai facilitar muito sua vida.

Denis Anjos.