Sugestões para projeto de rede

Olá pessoal,

Já postei algumas mensagens anteriores, e já algum tempo venho fazendo um estudo sobre o problema que vou citar:

SITUAÇÃO ATUAL:
Administro uma rede de atualmente 80 computadores. Sendo 4 servidores (Gateway, Arquivos, Bkp, Aplicações - S.O. Debian) e o restante são clientes Windows (98/ME/XP). A rede é basicamente usada para compartilhamento de arquivos, acesso a impressoras. Usamos o Samba 3.0.14 para permitir a comunicação. Um micro pricipal é o PDC e todos as demais estações (também os outros servidores com exceção do Gateway) estão dentro deste mesmo dominio. Uso atualmente o NIS entre os servidores para permitir o acesso das estações aos compartilhamentos destes pelos clientes. Um dos servidores acima tambem trabalha como server DHCP e
DNS.

PROBLEMA:
O grande problema de se trabalhar em uma rede "monolitica" como esta é o quesito segurança. Tenho estações em locais distantes que poderiam ser usadas para acessar os outros micros (inclusive da diretoria) pois todos se enchergam na rede.

POSSIVEL SOLUÇÃO:
Dentro deste estudo que fiz, uma solução interessante para o problema seria segmentar esta rede de forma a pode controlar a
visão das estações das subredes através de regras de firewall.

NECESSIDADE:
Quero poder separar as áreas críticas em grupos restritos de forma que não vejam a rede como um todo, e também segmentar alguns departamentos com maior número de estações de forma a balancear o tráfego de dados. Gostaria de manter todas as máquinas sob o dominio de um servidor principal que pudesse concentrar todos os usuários para facilitar a administração. Preciso que estas máquinas possam também se comunicar (compartilhamento de arquivos, acesso a impressoras - Netbios) com as outras subredes caso exista uma necessidade futura, o controle deste acesso ficaria por conta do firewall.

DUVIDA:
Gostaria de sugestões de qual seria a melhor forma para fazer isso, ou ainda um outra solução que poderia me trazer o mesmo
resultado.

Desde já muito obrigado

Pedro