problemas com o gcc

Bom dia amigos.

Eu estou tentando instalar um programa mas ao executar ./configure ele mostra:

checking for gcc... gcc
checking whether the C compiler (gcc  ) works... no
configure: error: installation or configuration problem: C compiler cannot create executables.

Procurei na internet esse erro mas eles diziam para instalar o gcc, mas ao digitar apt-get install gcc:

Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
gcc já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

O que devo fazer?

Obrigado pela atenção!

Hugo