pl.rede sundance e problema no dhcp (virtua)

 oi,

 tenho uma sis900 onboard e ela parou de funcionar
 atualmente tenho 2 placas encore chipset sundance (Sundance Technology Inc / IC Plus Corp IC Plus IP100A Integrated 10/100 Ethernet MAC + PHY (rev 31)), eth0 e eth1 (desabilitei sis900 na bios e na blacklist dos modules).

 estou tendo problemas em pegar ip no meu motorola cable modem sbv5120........ usei o dhclient o dhcdbd client e dhcp3.

 o que acontece eh que ng responde, mtas vezes preciso reiniciar o modem, logando em sua interface web. ele me da um ip internet sempre, nao eh router. algumas vezes pego um ip da internet (vejjo nos logs) mas ele nao eh setado, pego um ip da rede interna da net...bem estranho

 alguem teve problemas do tipo? uso cabo direto, indo ate o modem, e em outras vezes boto o modem no uplink do hub, e meu pc nas demais portas. nao importa sempre acontece essa enrolancao, fico horas tentando pegar ip. todas as luzes do modem ficam acesas. em clientes windows, o ip vem facilmente, na primeira vez!

 acredito que possa ser um problema do cliente dhcp na conversa com o servidor.

 tenho o virtua.