Re: Instalação do Debian Etch Notebooks ACER

Edson Luiz Zen Junior escreveu:
> Ah, achei uma coisa no dmesg que pode ser util...
> ide0: I/O resource 0x1F0-0x1F7 not free
> ide0: ports already in use, skipping probe
> ide1: I/O resource 0x170-0x177 not free
> ide1: ports already in use, skipping probe
>
> mas o que poderia ser?

Isso está me parecendo um problema com os CD Roms SATA (que já deveriam estar
corrigidos no último Debian Installer).

Logo após o boot pelo CD, digite:
BOOT_DEBUG=3

Você irá cair em uma janela do shell, aí basta digitar:
echo options libata atapi_enabled=1 >> /etc/modprobe.conf

Depois digite "exit" (sem as aspas) e o processo de instalação deverá ocorrer
sem problemas (talvez seja necessário digitar exit umas duas vezes).

Teste isso para ver se funciona e relate o bug, pois isso já deveria estar
corrigido.

Só mais uma pergunta: Eu provavelmente irei instalar o Debian no meu laptop
nesse final de semana. Esse erro que você relatou ocorre antes do processo de
instalação ou só aparece depois que foi iniciado o processo de instalação
(nos fazendo perder tudo que estava no HD)?

Um abraço,
Renato