auto completar/tab no terminal

ola a todos...

pessoal este dias passei meu debian do sarge para o etch, e depois disso o auto-completar do terminal não esta funcionando...seja xterm ou gnome-terminal.

antes digitava apti e com tab ele completava e com isso ajudava pois na hora de instalar um pacote: aptitude install kernel ai dava um tab ele mostrava as versões ou com nomes diferentes.

como posso ativar o tab/auto-completar no terminal?

por enquanto estou usando o synaptic para localizar o que quero.