[OT] Qual é a variante RPM para o comando : dpkg --search

Eu tenho um script e preciso que ele também rode em sistemas .rpm, e
gostaria de saber dos colegas (possivelmente alguns tenham/usam .rpm
também) se há uma variante equivalente `a :

dpkg --search unopkg.bin

no molde das distros baseados em .rpm, e me enviando a sintaxe e o que
retorna no seu computador seria ótimo. A questão é que não tenho
nenhuma distro .rpm por aqui em ainda vou precisar usar um cut para
cortar ficar apenas com o path.

Por exemplo, o comando acima me retorna algo como :
openoffice.org-core: /usr/lib/openoffice/program/unopkg.bin
Aí eu faço um pequeno 'cut' :
dpkg --search unopkg.bin|cut -d " " -f2

e concluo meu objetivo que é retornar apenas :
/usr/lib/openoffice/program/unopkg.bin

Por isso é importante, se voce puder me enviar alguma variante do
comando rpm que faça a mesma coisa que dpkg --search, mas me envie a
saída do comando para eu fazer o cut por aqui.

[]'s a todos.