Re: Swap.

http://www-128.ibm.com/developerworks/linux/library/l-linux-memory.html?ca=dgr-lnxw75LinuxMemory

> Pergunta porque o Kernel seta para usar 60% da memoria swap, o ideal
> não é o quanto menos melhor ?

Sim, é. E não é. Na verdade, depende ;)

> Porque a memoria RAM não é mais rápida?

Sim, é.

Pelo artigo que você citou, e pelo artigo que a ibm disponibilizou,
esta opção seta apenas a proporção de uso do swap em relação aos
buffers e cache. E quanto menor o valor, menor a quantidade de espaço
em ram destinada a cache e buffers, porque a *tendencia* setada é
maximizar o uso de swap para aplicações. E ainda de acordo com os
artigos, caso você tenha alguma aplicação que faça leitura e escrita de
dados no hd, por exemplo banco de dados, o seu sistema pode ficar é
mais lento. Porque? porque o tamanho de cache de ram e buffers será
minimizado de acordo com a *tendencia* que você especificou.

O artigo ainda diz: se você é um $homeuser com um pc com 2gb de ram ou
mais, pode abaixar a tendencia de uso para 10...  ... Caso contrário,
deixe em 60 mesmo. :D :D :D

(estou aberto a complementações/correções/apedrejamentos em caso de ter
interpretado erroneamente ou incompletamente os artigos...rsrssr)

[ ]s, e divirta-se.
Henry

http://br.messenger.yahoo.com/