Problemas com o Audio

Galera,
Tenho uma placa de som Realtek AC'97 no meu laptop, e quando não tenho
caixas de som ou headphones plugados na saida de audio, o som sai
normal nos auto falantes, mas se eu ligo a caixa de som ou o
headphone, ai não sai mais som nenhum...

Alguém já passou por alguma situação parecida e tem alguma sugestão de
como resolver?

Grato,

--
Francisco Malheiros