como capturar o UUID de uma HD ?

Olá pessoal,

Percebí que de uma determinada versão do kernel em diante é possivel
usar UUID de um HD ao inves da anteriores posicoes (sdaN, sdbN,...),
até mesmo no ubuntu o /etc/fstab vem nesse formato :
UUID=0b465ee9-1860-49b1-88b7-e9cd4660ffa4 none            swap    sw
          0       0

Gostaria de saber como é que eu listo ou capturo esse UUID.

A idéia é criar um script que indentifique meus HDs externos e faça o
reparo/backup nele, independemente de ele ter sido reconhecido como
sda, sdb, sdc,...

Qualquer ajuda será bem vinda.