Re: [OFF] Programa do IR

>Eu acho que o grande segredo é o receitanet, que verifica e manda a
>declaração p/ receita. Mas mesmo assim, nada de mto extraordinário...
>
>--
>Marcos

Da página http://www.sintegra.gov.br/info5.html :

    "Foi desenvolvido o programa VALIDADOR
SINTEGRA, que verifica a consistência dos
dados informados pelos
contribuintes e prepara os arquivos para entrega às repartições
fazendárias estaduais, com uso de algoritmos de integridade e
criptografia. O programa
evita o fornecimento de dados incorretos, como
Inscrições Estaduais e CNPJ inválidos,
registros inexistentes,
inconsistência entre e nos registros informados, etc. Deve-se
destacar
que o programa Validador obedece estritamente o disposto no leiaute do
Convênio ICMS 57/95 e na legislação do ICMS para os documentos fiscais,
isto é, as
regras de validação são decorrências de disposições legais."

Ou seja, o programa validador só verifica o formato e a consistência dos dados e os
criptografa para a transmissão. As informações para a verificação dos dados e do
formato do arquivo já são públicas, portanto, nada impede que se desenvolva um
programa open source para fazer a mesma coisa, utilizando-se métodos e algorítmos
de criptografia open source.

Muito provavelmente, os algorítmos de criptografia utilizados pela Receita Federal sejam
proprietários.

Paulo de Souza Lima
Curitiba - PR

http://br.messenger.yahoo.com/