Re: Caracteres especiais no terminal do Debian

On 03/21/2007 07:52 PM, Fabio Guerrazzi wrote:

> Esse problema me afeta também. Estou usando o Etch com o locale setado em
> utf-8, configurado com o 'dpkg-reconfigure locales'. Depois configurei o
> console para abnt2 com o 'dpkg-reconfigure console-data'. Entretanto se
> eu, por exemplo, salvar um documento com o gedit (escolhendo utf-8 nas
> opções) e colocar acentuação ou cedilha no nome, vai aparecer todo
> estranho no console (gnome terminal), algo como áááççç...
> Também não sei como resolver isso!

	Se você vai usar modo gráfico, ative o seu emulador de
terminal pra suportar UTF-8, pro xterm que é o que eu uso eu
configurei um arquivo .Xresources:

$ cat .Xresources
XTerm*VT100*locale: UTF-8

	Isso tem que ser lido antes de abrir o ambiente gráfico,
se você já tiver com o ambiente gráfico carregado use o xrdb:

		xrdb -merge ~/.Xresources

	Para o console mesmo, sem modo gráfico, configure uma
fonte com suporte gráfico em /etc/console-tools/config, no
final do arquivo você encontra as variáveis, e em
/usr/share/consolefonts as fontes, a lat1u-16.psf.gz deve
servir, você vai ter que reiniciar o console-screen.sh.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)