Problemas com Teclado

Caros amigos, apos instalar o Debian no meu notebook Acer, estou tendo problemas com acentuacao no teclado,
no assitente de configuracao do gnome, nao encontro um modelo de teclado que se ajuste, todos que testei nao funcionaram.
quando tento escrever "arvore" sai 'arvore "acao" sai a'c~ao.

Estou usando Layout ingles, dos EUA. (com todos modelos de teclado que testei)

No manual do notebook o teclado esta descriminado como (88-/89-key keyboard, inverted "T" cursor layout, 2.5mm (minimum) key travel, international language support.

Notebook Acer Aspire 1642z, se alguem tiver um parecido (ou saiba do problema), me ajude por favor.

Grato.