Re: Samba x Subredes

Ok, respondendo duas mensagens em uma só pra economizar bits. :-)

On 03/16/2007 06:13 PM, Maxwillian Miorim wrote:
> [...]

	Ok, você precisa de um servidor WINS. :-)

	Ou de uma estrutura de PDC/BDC (mas ainda assim o WINS é
altamente recomendado).

> Estações com Windows 2000 e XP podem utilizar a resolução de nomes por
> DNS, este, por sua vez, é roteável e por isso elas funcionam no teu
> ambiente.

	Na verdade, o que é roteável é o IP, tanto o DNS como o WINS
utilizar a pilha TCP/IP pra fazer a tarefa de roteamento, o que não
acontece com protocolos como o NetBEUI.

	http://ckp.made-it.com/netbios.html

> Para os computadores com "Windows da família 9x/Me" é utilizado o
> "ruim e velho" NetBIOS, que não é roteável e por isso dá problema.
> Quando estes computadores tentam autenticar eles usam o WINS (também
> não roteável...)

	Hmmm... WINS _é_ roteável.

http://www.oreilly.com/catalog/samba/chapter/book/ch07_03.html
http://www.microsoft.com/technet/archive/IIS3/iischp4.mspx?mfr=true
http://www.redhat.com/docs/manuals/enterprise/RHEL-4-Manual/ref-guide/s1-samba-network-browsing.html

> e por não acharem nenhum servidor que responda pelo
> Workgroup não autenticam (afinal tudo que vão achar é um outro "9x/Me"
> como o famigerado MasterBrowser).

	Na verdade pode ser um erro de topologia, de regra de roteamento,
de configuração de domínio ou de estações de trabalho, há várias razões
pra uma estação não achar o PDC/BDC.

	Um bom começo é utilizar DHCP3 e informar o servidor WINS via
configuração DHCP, o que ajuda as estações MS Windows nesse processo.
Mesmo em redes w2k/xp o uso de WINS em servidores Samba pode deixar o
"browsing" de rede mais rápido.

> Não é nada anormal, é mais um protocolo que não está (ou melhor, nunca
> foi) adequado às redes mais complexas.

	Em linhas gerais, pode-se dizer, de maneira simplista, que o
WINS é o "DNS by Microsoft", criado exatamente pra redes mais complexas.

> Pode colocar um servidor WINS slave nesta subnet com os clients 9x/ME,
> mas eu acredito que evitar o roteamento neste caso é a melhor saída.

	A melhor saída é ter o PDC (ou um servidor Samba) como WINS da
rede, não é necessário ter servidores WINS Slave, mas isso pode aumentar
um pouco o tráfego entre sub-redes.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)